Os primeiros dois meses do ano estivemos bastante ocupados a planear passeios para 2014, na manutenção do site e no planeamento de projetos de conservação.
Apesar do período um pouco húmido e ventoso – incomum para o inverno português – efectuámos alguns passeios ao campo e observámos uma grande diversidade de espécies.
Observámos uma variedade agradável de aves, incluindo o Pato-de-bico-vermelho e uma boa variedade de garças, nomeadamente a Garça-branca-grande que foi observada em algumas ocasiões e até o raro Abetouro.
As aves de rapina registadas no inverno incluem a Águia-pesqueira, o Milhafre-real, a Águia-de-asa-redonda, Tartaranhão-ruivo-dos-paúis, Tartaranhão-azulado e Esmerilhão, enquanto a Cegonha-branca e o Grou-comum foram observados em alguns dos nossos locais favoritos.
O Abibe e a Tarambola-dourada são observados aos bandos e são as aves mais numerosas do inverno alentejano, enquanto o Pernilongo, o Maçarico-comum e o Maçarico-das-rochas são vistos com regularidade nos pontos de água.
Apesar de ainda estarmos no início do ano, encontramos várias andorinhas, enquanto a Toutinegra-de-barrete, a Felosa-comum e a Toutinegra-de-cabeça-preta são fáceis de encontrar e observar.
Pequenos bandos de cotovias podem ser observados, assim como de Chamariz e de Estorninho-malhado.
O início da primavera está a chegar – o que significa que os migradores estão a caminho.
Comentários
Enviar um comentário